As taças adequadas para degustar o vinho

     Para degustar o vinho, é necessário utilizar taças adequadas para este fim. Você deve escolher taças de cristal ou vidro fino, pois melhoram a sensação gustativa do vinho.
     Muitos livros que tratam sobre enofilia, recomendam taças com fina espessura de vidro ou cristal, alegando preservar o vinho gelado por mais tempo. 
     Este é um conceito errado, pois após detalhada análise e discussão com diversos docentes e discentes de fenômenos de transporte e transmissão térmica da Escola de Engenharia Mauá, chegou-se à conclusão que uma taça com parede de espessura maior, mantém a temperatura mais estável do que uma taça fina. Portanto, escolher uma taça fina, apenas cumpre a função de melhorar a sensação de contato do vidro com a nossa boca.   
  
"Quanto menor a espessura do vidro, maior a taxa de variação da troca de temperatura entre o vinho e a taça (em outras palavras, o vinho esquenta mais rápido)".

     A haste da taça deve ser longa (esta sim ajuda também a evitar aquecimento do vinho).  
     Taças de vinho branco, são menores que as de vinho tinto. Isso porque vinhos brancos devem ser servidos sempre gelados, e a taça menor, implica uma reposição constante do vinho branco que deverá permanecer em um balde com gelo.  
     Taças de champagne (flute) têm diâmetro pequeno e são compridas. Esse design alongado permite manter o perlage (as bolinhas) do champagne por mais tempo.  
     No geral, você precisa apenas de 4 tipos de taça em uma refeição: Água, Champagne, vinho tinto e vinho branco. Quem quiser ir mais além, pode ter taças menores para vinhos doces ou vinho do porto. 

 
     Porém no dia-a-dia, normalmente não consumimos todos os tipos de vinhos. Caso sirva apenas um tipo de vinho, coloque à mesa, apenas a taça de água e a taça do tipo de vinho que irá servir. 
 
 
Taças Riedel: Uma para cada tipo de vinho
     Para os amantes do vinho e degustadores profissionais, existem no mercado, diversas empresas que fabricam taças desenvolvidas especialmente para ressaltar cada tipo de vinho. Entre essas empresas, destaca-se a austríaca "Riedel", que fabrica as mais perfeitas e exclusivas taças para vinhos no mundo. Na linha apresentada abaixo, a Riedel disponibiliza ao público conhecedor, 20 modelos de taças para vinhos e mais 5 modelos para outros tipos de drinks e coquetéis.,  
 
Bordeaux
Syrah
Tempranillo
Brunello di
Monttalcino
Borgonha
 
Zinfandel
Auslese
Champagne
Champagne
Cuvée
Bagaceira
 
Sauvignon
Blanc
Riesling
Chardonnay
(Chablis)
Borgonha
(Chardonnay)
rheingau
 
Licorosos
e doces
Vinho do
Porto
Degustação
técnica
Gourmet
Água
 
Sake
Congnac
Destilados
em geral
Martini
Whisky
 
 
 
 
*Fotos utilizadas exclusivamente sob licença da Riedel-Áustria www.riedel.com